quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Síntese da 3ª pessoa do plural

Os outros. Quem são? É uma dúvida que sempre deixei na gaveta do criado mudo, junto dos CDs, escondida e quentinha. Vira e mexe e lá está ela, implorando para ser tocada com o Pink Floyd. Desculpe a demora, pequenina! Mas, finalmente sua espera acabou, hoje é seu dia de sorte (e o meu de faxina).

Nos referimos aos outros como se fossem uma autoridade, um conjunto de leis pré-estabelecidas. "Não quero que os outros pensem isso", que feche este blog o ser que nunca deixou esse zumbido percorrer os neurônios. É fato, somos alienados dos outros. Minto? Ah, é mesmo?! Então dê-me a chave de sua cabecinha metálica...

Nossas vontades e sonhos, os quais se encontram apenas em balõezinhos aleatórios à cuca(os mais loucos), como por exemplo, usar roupas extremamente extravagantes(muito, mas muito MESMO), sendo essas fora dos padrões dos costumes da tal sociedade, é algo que deixamos de fazer por medo da opinião alheia, por rejeição, assim como não tomar banho por vários dias, ou deixar de escovar os dentes.

Porém, ainda há a desculpa de bem-estar próprio... ah, esses humanos...
Primeiramente, o vocábulo 'próprio' é muito pejorativo para se referir ao que ousamos chamar de eu, este sendo formado de milhares de eus que sugamos ao longo da vida, e nesse grupo tão egocêntrico se encaixam os outros. Resultado: meu ego fez uma mistura do da fulana, do cicrano e etc. Nunca serei um indivíduo totalmente independente, pois comigo trago uma personalidade formada de milhares de outras formada por milhares de outras e assim sucessivamente. Próprio = cadeia de eus.

Mas afinal, quem diabos são os outros? Eles variam de pessoa para pessoa, dependendo da sua tribo, de acordo com seus costumes. Não é estranho perceber que a independência e liberdade nunca será alcançada. De qualquer maneira, aqui está sua chave. Obrigada!

2 comentários:

afelicio disse...

Sartre dizia em seu teatro 'entre quatro paredes' que o inferno são os outros!
Falamos eu por falarmos o tu e o tudo mais.
Há um dia em que o outro é o meu espelho a dizer-me como estou,
há um dia em que o outro é apenas um resto,
há um dia em que o outro vale mais
e há um dia em que o outro somos nós!

afelicio disse...

falando em outros: reuna amigas e amigos e assista 'a vida dos outros' oscar de melhor filme estrangeiro desse ano. Valerá a pena.
e se não valer vale a companhia!